99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > I Fórum Regional sobre Trabalho…

I Fórum Regional sobre Trabalho Infantil é realizado pela vara de trabalho de Bacabal

Nesta quinta feira (27) estará sendo realizado em Bacabal, no auditório da Universidade Federal do Maranhão, o 1° Fórum Regional sobre Trabalho Infantil. O objetivo do evento é alertar, conscientizar pedagogicamente sobre a necessidade de erradicação do trabalho de crianças, vulneráveis a situações de risco à saúde e vida em ambientes de trabalho, sendo os mais insalubres mais nocivos à criança ou pré-adolescente.

A abertura do evento se deu às 8h30, logo Às 9h uma palestra com temática: “Trabalho Infantil no Século XXI” feita pela Drª Liliana Bouéres, Juiza titular da Vara de Trabalho de Chapadinha, que esteve em Bacabal contribuindo com o evento, explicando sobre ações que podem ser efetivadas para combater este problema.

Para o Juiz Luzdnard Cardozo a grande importância do evento consiste em trazer à tona a erradicação ao trabalho infantil no Brasil. “Conscientizar a sociedade no combate a essas formas de trabalho irregulares. Conscientizar sobre a importância das crianças e adolescentes estar sempre na escola, terem lazer, ter acesso a serviços básicos de saúde”, disse.

A Promotora de Infância, Drª Michele disse que o objetivo do Fórum é promover o combate ao trabalho infantil, mas também à prevenção ao trabalho infantil e lembrou que está inserido numa questão legal esse debate. “Nós temos o trabalho infantil como uma grave violação ao direito da criança, principalmente nos trabalhos vulneráveis. Está respaldado no ECA ( Estatuto da Criança e Adolescente) e na própria Constituição que contempla essa proteção do trabalho à criança, além de outras legislações”, enfatizou a promotora.

Valber Neto, Procurador do Município de Bacabal, enfatizou que o município deu total suporte a esse evento organizado pela Justiça de Trabalho. “É importante para o município está apoiando essas atividades, afinal é competência de todos, Judiciário, Ministério Público, cada um de nós cidadãos”, concluiu.

O evento vai ocorrer durante todo o dia de hoje, no auditório da UFMA pólo Bacabal e contará com palestras como “ Contrato de Aprendizagem”, “Fortalecimento da Rede de Proteção”, oficinas,  Coffe break etc. e se encerra às 17h30.

 



Visualizado 273 vezes.