99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > “Diálogos pelo Direito à Educação”…

“Diálogos pelo Direito à Educação” acontece amanhã (17) no auditório da OAB-Bacabal e a Presidente da subseção, Drª Andréia Furtado, fala sobre o programa ao Portal Cuxá.

Neste dia 17 de julho, portanto, amanhã, a partir das 8h, acontecerá no auditório da OAB-subseção Bacabal, a abertura do programa “Diálogos pelo Direito à Educação” que visa debater sobre os assuntos inerentes à educação do estado, mas também sobre ações pertinentes ao Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito à educação básica, como também superior no país.

O programa está sendo desenvolvido e organizado pela Comissão Especial de Direito à Educação do Conselho Federal e a Comissão de Defesa da Educação da OAB Maranhão com o apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA). Amanhã, na oportunidade, estará presente o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, realizando palestra, como também outros palestrantes estarão presentes.

Para saber mais sobre o programa, entrevistamos a advogada e Presidente da Subseção Bacabal, Drª Andréia Furtado, que explicou melhor sobre o programa e as palestras que serão realizadas no auditório da OAB-Bacabal. Confira a entrevista:

PORTAL CUXÁ: A pergunta inicial: No que consiste o programa “Diálogos pelo Direito à Educação”?

Drª Andréia Furtado: É uma conscientização sobre o direito fundamental à educação, à importância da valorização da educação como fortalecimento do ser humano. Inicialmente chamar atenção de todos os gestores públicos, principalmente os secretários de educação da região do médio mearim, inclusive nos vamos ter palestras.

PORTAL CUXÁ: Quem serão os palestrantes?

Drª Andréia Furtado: Dr Felipe Camarão (secretário de estado da educação), Dr Francisco Raimundo Palhano e o Dr Jhonatan Almada, Reitor do IEMA.

PORTAL CUXÁ: Como foi desenvolvido esse programa?

Drª Andréia Furtado: Quem criou esse projeto é o nosso conselheiro federal, atual vice-presidente da Comissão Nacional da Educação, Dr João Batista Ericeira, que é um dos entusiastas. Ele tem um currículo vasto, muito dedicado à questão da educação. E ele trouxe esse projeto na última reunião do colégio de presidentes que aconteceu no mês de maio. Ele fez um convite público para a subseção de Bacabal. Tendo em vista o relevante serviço que a subseção de Bacabal tem feito na região e que também tem levado muitas das suas ações para as outras subseções e ele nos convidou para topar esse desafio para fazer esse seminário e nos sentimos muito honrados. O papel da OAB é um papel de trazer a cidadania e principalmente a questão social e educacional. A gente sabe que a educação, ela é o maior patrimônio que um ser humano pode passar para o outro.

PORTAL CUXÁ: Até mesmo em virtude do que vem ocorrendo a nível nacional, por parte do Governo Federal, a questão dos cortes ou contingenciamento nos recursos educacionais, por exemplo, dentre outras medidas que se pretende tomar e que para muitos setores da educação pode ser visto como retrocesso, essa questão é importante ser discutida, até porque o direito à educação compete a todos, não é isso?

Drª Andréia Furtado: E esse é um propósito da OAB com o seminário. Ouvir os gestores, ouvir a comunidade pra fortalecer a educação e mostrar mecanismos de fortalecimento, de não restringir o direito à educação, mas sim de trazer maiores benefícios pra educação. Principalmente com a interiorização da educação. Hoje, a gente ver pessoas de cidades bem abastadas que estão formadas em várias profissões e que estão sendo premiadas a nível mundial e não digo só a nível nacional, por conta da questão da educação que é um direito sagrado e pra todos e é dever do estado e a OAB não vai ficar de mãos atadas sobre essa situação.

PORTAL CUXÁ: Então quer dizer, o evento trará um balanço também sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Estado?  Nós tivemos inclusive alunos do IEMA que foram classificados em olimpíadas de robótica. Reside nisto também a importância desse programa intitulado “ Diálogos pelo Direito à Educação”?

Drª Andréia Furtado: Vem para mostrar que as ações estão sendo muito frutíferas e mostrar que o investimento da educação é inserir as pessoas no mercado de trabalho, hoje você pode crescer em todas as profissões basta você trabalhar com qualidade, mas pra isso precisa ter oportunidades. A gente não pode restringir direitos, principalmente questões da educação. Serão trazidas ações que estão sendo desenvolvidas, mas principalmente será feito um termo com todas as ações que serão levadas ao Conselho Nacional da OAB para melhorar a educação, com isso levar demais gestores a nível nacional que a problemática da educação não é falta de investimento, e sim o mal investimento.

PORTAL CUXÁ: Quais as contribuições e temáticas que os palestrantes trarão ao evento?

Drª Andréia Furtado: Dr. Felipe Camarão ele falará sobre as ações que o estado tem feito, sobre o desafio de como ele vem adentrando o sistema integral em nível de estado. É uma pessoa estudiosa, tem um histórico e um currículo vasto, uma preocupação com a educação, uma pessoa preparada e que vem esclarecer quais as ações que o estado tem feito para melhorar. Sair de escolas que antigamente eram construídas de barros e hoje estão equipadas e que estão levando conhecimento para as pessoas mais distantes do Maranhão. Já o Dr Jhonata Almada vai falar sobre escola pública, como ela pode ser de excelência, tipo o IEMA. Vai trazer as ações, tipo a premiação, na questão da robótica e vai mostrar de uma forma concreta, que a educação, ela dignifica a pessoa. Ela traz uma dignidade, ela traz uma valorização do ser humano. Porque não adianta você só ter bens materiais, se você não tem uma qualificação. E Dr Raimundo Palhano vai falar sobre o financiamento da educação em todos os sentidos. Hoje nós estamos tendo uma escola pública de muita qualidade, principalmente no âmbito estadual e é esse o papel da OAB, mostrar as ações concretas e tentar melhorar, dando suporte, abrindo a casa de todos para esse desafio, que é um diálogo, pra buscar muito mais melhoras. Vem o Dr Mamede da Comissão Estadual do Maranhão, que tem feito várias ações no Maranhão. É também um entusiasta demais sobre a questão da educação e principalmente nosso presidente Dr Tiago Diaz, que também aberto nossa casa pra todos e que não tem medido esforços para melhorar a educação a nível estadual e levando nossas ações a nível nacional.

PORTAL CUXÁ: Amanhã, inicia-se esse programa aqui na OAB-Bacabal. Pretende-se então percorrer todas as outras subseções do Maranhão?

Drª Andréia Furtado: A subseção de Bacabal vai ser a primeira subseção onde vai ser apresentado, mas ao todo, vai ser apresentado nas 17 subseções do Maranhão. Mas Bacabal será a pioneira por conta do prestígio e das ações e do trabalho que a subseção de Bacabal tem feito ao longo dos anos, principalmente preocupada com a questão da educação, a questão social. E a subseção de Bacabal tem andado de mãos dadas com a sociedade nesse fortalecimento da educação e principalmente trazendo dignidade, volto a repetir, é dignidade, valorização do conhecimento que a OAB quer fortalecer muito mais a educação.

PORTAL CUXÁ: O evento será aberto para a sociedade de um modo geral, é isso?

Drª Andréia Furtado: Graças a Deus, na véspera do evento, as inscrições já estão encerradas. Houve uma procura muito grande. É aberta à comunidade, aos gestores da educação e principalmente aos estudantes pra eles tomarem mais conhecimento e ter um embasamento maior e melhor sobre o que nossa educação já avançou, mas só que não podemos nos acomodar: ela precisa avançar muito mais, precisa capacitar muito mais.

PORTAL CUXÁ: Para finalizar, gostaria que a Drª reforçasse o convite, explanando o que os participantes vão encontrar no dia de amanhã nesse grande evento aqui na OAB-Bacabal?

Drª Andréia Furtado: A gente gostaria de convidar toda a comunidade para participar, pra ouvir um pouco desses colegas que vem falar sobre a questão da educação em vários segmentos, dos melhoramentos alcançados, da importância da valorização e da capacitação dos professores, porque isso é muito importante. O Maranhão é um dos estados que melhor paga os professores, mas ainda precisa melhorar, porque é um esforço muito grande e o professor é a base de todos os profissionais, tanto no âmbito ensino fundamental ao nível superior. O professor é a base de tudo. Não adianta só melhorar um prédio, investir em material de concreto, se você não investir também no material humano. A gente tem que valorizar o professor. O Maranhão já faz, mas precisa melhorar um pouco mais.

O “Diálogos pelo Direito à Educação” acontece no auditório da OAB-Bacabal e inicia a partir das 8h com credenciamento, encerrando-se às 18h. No decorrer do dia, palestras serão realizadas e ao final, haverá elaboração da agenda de ações prioritárias da educação regional no Maranhão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Visualizado 167 vezes.