99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > Com participação popular bacabalense,…

Com participação popular bacabalense, Governo do Estado dialoga e prioriza investimentos

Na manhã e tarde de hoje, 11 de maio,  no auditório do Centro de Estudos Superiores de Bacabal-CESB da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, ocorreu das 8h às 15:30h, mais uma edição do “Orçamento Participativo”, uma maneira do Governo do Estado conversar diretamente com a população das cidades e regiões afim de saber dela quais prioridades devem ser consideradas em investimentos para as cidades.

O Orçamento Participativo se dá através de audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual-PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias Anuais-LOA, tendo este processo duas dimensões: pedagógica e mobilizadora.

Neste ano, os locais para realização do OP foram definidos a partir dos estudos realizados pelo IMESC (Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos), que consideraram 22 regiões para o Estado, visando ampliar o processo de participação. Algumas regiões foram divididas em duas, ficando um total de 35 audiências públicas.

Em Bacabal, o evento contou com representantes do governo do Estado (secretários), de sindicatos, associações, do poder público estadual e da sociedade civil bacabalense.

O debate foi muito bem explorado, a plateia em sua maioria da sociedade civil participou ativamente, colaborando com proposições, através de eixos temáticos, como: Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, etc. As propostas serão levadas à votação pública, que é o segundo processo do Orçamento Participativo  no site: www.participa.ma.gov.br plataforma digital do “Participa MA”.

A organização viu como positiva a participação da população bacabalense na definição de prioridades para a região do médio Mearim.

 

 

 



Visualizado 105 vezes.