99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Notícias > Celebrações da Semana Santa em Bacabal

Celebrações da Semana Santa em Bacabal

Em 2019, a semana santa começou no dia 14 de abril domingo de ramos até o dia 21 abril domingo de páscoa. Representada por três momentos: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Em Bacabal foi marcada por momentos de fé e devoção. Para dar início a Semana Santa no domingo de ramos foi marcado por igrejas lotadas de fiéis com celebrações, que comemoram a entrada triunfal de Jesus a Jerusalém, aclamado com ramos de oliveira pelo povo simples que o aplaudia como aquele que vem em nome do senhor.

Na terça feira santa aconteceu a procissão do encontro. Em seu terceiro ano, reuniu homens e mulheres das 4 paróquias de Bacabal, que percorreram as principais ruas da cidade, realizando 7 paradas para uma melhor reflexão sobre as sete palavras de Jesus antes de sua morte e as dores de Maria , representando o encontro da Virgem Maria com seu filho Jesus carregando a cruz no caminho do calvário. Na quarta feira santa, pelo quinto ano consecutivo, a procissão do fogaréu, uma das maiores procissões religiosas, iluminou as ruas da cidade de Bacabal à luz de tochas tendo à frente farricocos e soldados romanos marchando junto a uma multidão de pessoas à procura de Jesus.

Nas paroquias e comunidades da diocese de Bacabal a quinta feira trouxe a reflexão a instituição da eucaristia através da santa ceia do senhor onde a igreja do início ao chamado trido pascal. Como ritual litúrgico da quinta-feira santa, o lava pés, representado por Jesus lavando os pés dos discípulos demostrando amor e humildade.

Na sexta-feira santa, as paroquias através da juventude encenaram a via crucia mostrando os momentos finais da vida de Jesus e emocionando centenas de fiéis com a sua crucificação e morte no calvário. O Domingo de Páscoa é o dia da Ressurreição de Jesus e representa a comemoração mais importante do Catolicismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e o último dia da Semana Santa. Ao terceiro dia, Jesus, levantou-se da sua sepultura, vencendo a morte e trazendo aos fiéis o tão aguardado milagre.



Visualizado 108 vezes.