99 99107-5401 / 98117-0791

Esportes

Home > Esportes > “O futebol brasileiro está acabando”:…

“O futebol brasileiro está acabando”: Renato discursa sobre jogo “feio” com frases polêmicas

Técnico diz que somente Grêmio, Santos, Athletico e Fla são times que “gostam de ganhar”

A entrevista coletiva do técnico Renato Gaúcho após a derrota do Grêmio para o Bahia, na noite de quarta-feira, foi marcada pela sinceridade quanto ao desempenho ruim da equipe na Arena. Mas ele também discursou sobre o nível do futebol brasileiro atual sem papas na língua.

“Na minha época, era inadmissível jogar dessa forma. Hoje em dia, o futebol brasileiro está acabando. Cada um faz o que quer, mas minha equipe sempre vai jogar para frente, buscando a vitória”

Assim como em tantas outras declarações, o treinador afirmou que 90% dos times no país jogam “feio”, ou seja, apenas para se defender. Acima de todas essas equipes, estariam somente quatro: Grêmio, Santos, Athletico-PR e Flamengo.

“As pessoas jogam pelo resultado, para se defender. E aí vocês (jornalistas), que são os críticos, deveriam se meter um pouco mais. Vou destacar quatro equipes que gostam de ganhar: Grêmio, Santos, Athletico-PR e Flamengo. O resto joga por resultados”

As palavras de Portaluppi ganharam tom mais forte diante do que ele viu do próprio Bahia, que adotou uma postura mais cautelosa e procurou sair nos contra-ataques. Só que deu certo, e a equipe de Roger Machado saíram de Porto Alegre com três pontos na bagagem a partir de um gol de pênalti no fim do jogo.

“Se você quer futebol feio, eu vou armar minha equipe da maneira que muitas equipes se armam e aí o jogo vai terminar 0 a 0. Porque ninguém vai buscar a vitória. Todo mundo quer se defender”

Apesar de não usar a estratégia do Bahia para justificar a derrota do Grêmio, Renato voltou a destacar um de seus mantras. Segundo ele, os seis títulos conquistados em três anos de trabalho mais do que explicam a escolha por um sistema ofensivo.

“Fico feliz por ter colocado a minha equipe há três anos jogando futebol bonito e chegando em todas as competições. Os números estão aí. Eu jamais vou mudar meu pensamento porque, na minha cabeça, no futebol brasileiro não tem espaço para retranca”

Sob o comando de Renato, o clube gaúcho tem priorizado um jogo com domínio da posse de bola, toques curtos e inúmeras chances criadas. Na noite de quarta, faltou produtividade. Porém, rechaçou igualar o pensamento dos demais times brasileiros.

“Meu time, quando joga feio, joga como a maioria dos times brasileiros. É difícil ver o Grêmio jogar assim. Mas, se precisar, a gente joga. Sem problema algum. Noventa por cento das equipes do futebol brasileiro jogam feio todos os jogos”

Durante a entrevista, o comandante citou que “a cada 10 partidas, o Grêmio joga uma mais ou menos, uma mal e oito bem”. Mas também disse aceitar a classificação sobre o Flamengo, na semifinal das Libertadores, jogando “feio”. Tudo dependeria, contudo, de seus jogadores fugirem das qualidades que possuem.

“Se você me der essa certeza de jogar feio contra o Flamengo e classificar, digo sim. Mas meu time não sabe jogar feio. Uma vez que outra dá uma zebra. Meu time tem muita qualidade. Eles (jogadores) se atrapalham quando querem jogar feio”

Com jogo feio ou não, a certeza é que o Grêmio volta a campo já no próximo sábado, diante do Fortaleza, no Castelão. Depois da partida pelo Brasileirão, é tudo Libertadores: o Tricolor decide vaga na final contra o Flamengo, na quarta, no Maracanã.

 

FONTE: https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/o-futebol-brasileiro-esta-acabando-renato-discursa-sobre-jogo-feio-com-frases-polemicas.ghtml



Visualizado 40 vezes.