99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > PREFEITURA DE SÃO LUÍS GONZAGA – MA,…

PREFEITURA DE SÃO LUÍS GONZAGA – MA, REALIZA NESTA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA O DESFILE CÍVICO COM TEMÁTICA DE DIVERSIDADE CULTURAL

POR: PORTAL CUXÁ

06/09/2019

O município de São Luís Gonzaga do Maranhão realizou neste último dia 05 de setembro o desfile cívico, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado na Praça da Bandeira e representado pelas Escolas Municipais, Estaduais, Instituições Civis e Militares, deixando visível à população a respeito da temática que envolve a diversidade cultural e os temas integradores do currículo do território maranhense.

Torna-se de extrema importância ressaltar o valor desta data para a sociedade brasileira, visto que, foi através da nossa independência que conseguimos autonomia e nos desvinculamos de Portugal, que até então era a nossa metrópole. Assim, o 7 de setembro tem um significado bastante relevante para o Brasil, assim como, aos brasileiros.

Acresce que no município as festividades de 7 de setembro já haviam sido esquecida, pois há mais de 7 anos não ocorria os desfiles. Entretanto, a partir do ano de 2017 com o governo do Prefeito Dr. Júnior (Francisco Pedreira Martins/PDT) que houve o resgate dessa festa tradicional em nosso país.

A programação para essa festividade foi dividida em dois turnos (Matutino e Vespertino) e contou com a participação das escolas da sede e dos povoados, no turno matutino que iniciou às 7h30min, teve as apresentações das escolas: Municipal Maria Fernandes Freitas; Jardim de Infância Victor Sousa; E. M. Irmã Maria Muller; E. M. São Francisco; São Francisco III; E. M. Antônio Abreu e o Jardim de Infância Tio Patinhas.

Já no turno vespertino que teve início às 19h, contou com a participação das escolas: E. M. Pedro Celestino dos Santos; E. M. Eliza Monteiro; E. M. Juvenal Gonçalves Aguiar; E. M. 13 de Maio; Escola Família Agrícola; U. I. Frei Nicolau; E. M. Herculano Parga; E. M. Luiz Rocha; E. M. João Sales; C. E. Nazaré Ramos; Grupo Desbravadores, o encerramento que ficou por conta das bandas que animaram o desfile, Banda Fanfarra Professor Chaguinha; Banda Musical Professor Osvaldo Amorim e  por fim, a Banda Marcial Professora Neuma Parga.

Dentre as apresentações, torna-se relevante destacar uma temática bastante expressiva e que foi abordada por mais de uma escola com o tópico o empoderamento da mulher do século XXI, sendo esse, um dos temas que chamou a atenção do estudante Carlos Eduardo Moreira Bezerra de 14 anos que ao ser questionado sobre o que desfile vem apresentar para os jovens, declarou que é “Mostrar que a mulher não é um objeto, que ela é importante para a sociedade”.

Já a professora Dilza Matos Moraes Pereira em conversa ao Portal Cuxá, nos relatou “que hoje nós estamos vivendo uma nova história, hoje estamos resgatando uma festividade que estava praticamente adormecida na nossa cidade. Então o 7 de setembro para nós brasileiros é muito significativo e hoje além de trabalhar em sala de aula, a gente vivencia isso com os alunos, trazendo-os para a rua para desfilar, trabalhamos em sala de aula falando do objetivo e do porque que eles estão desfilando. Essa nova gestão tem uma atenção especial para a cultura de São Luís Gonzaga, assim, o desfile de 7 de setembro, é mais um desses resgates feito pela gestão atual”.

Contudo, na apresentação do desfile cívico, não estava presente apenas os moradores da cidade, mas pessoas de outras localidades, como a Francisca Ramon de Sousa Barros, que é do Lago do Junco – MA e nos informou relacionado à sua perspectiva sobre as apresentações do desfile “Essa é a minha primeira vez aqui no município, e ainda não tinha presenciado o desfile antes, mas gostaria de parabenizar o prefeito, pois gostei muito, e acho muito importante para o município, quanto para a população”.

 

Confira as fotos na íntegra: https://bit.ly/2kysp4r

 

 



Visualizado 86 vezes.