99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > Dia Nacional de Prevenção e Combate à…

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é celebrado em Bacabal.

Hoje dia 26 de abril é comemorado em todo o Brasil, o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data objetiva conscientizar as pessoas sobre os cuidados e a necessidade de mudanças de hábito para evitar ter essa doença.

Segundo Ministério da Saúde, a Hipertensão Arterial é um mal que aflige cerca de 25% da população. A hipertensão ou pressão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Em Bacabal foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 26, no Centro de Convivência dos Idosos, localizado na estrada da Bela Vista, um evento organizado pela médica Marta Garcêz, onde na ocasião houve palestra sobre o assunto, aferição de pressão arterial por parte de enfermeiros lá presentes, dicas de saúde, vacinação, dentre outras atividades.

“O dia Nacional de Combate à Hipertensão não pode passar despercebido por mim, como médica cardiologista, todos os dias trato em meu consultório pessoas com hipertensão e as consequências graves da doença. Então, por isso, sempre que nós podemos, nessa data nós fazemos ações para esclarecer à população sobre o que é a hipertensão e a importância de tratar e a de prevenir as consequências da hipertensão que podem ser graves e pode provocar AVC e infarto e consequentemente a morte”, diz Marta Garcêz.

Os principais fatores que levam uma pessoa a ter a hipertensão são a hereditariedade, obesidade, tabagismo, alcoolismo, consumo excessivo de sal e maus hábitos alimentares etc.

Os sintomas principais são dor de cabeça, tontura, formigamentos, alterações visuais, dormências. Em casos mais graves, pode haver sangramentos nasais, paralisia dos movimentos. O sintoma mais comum e mais conhecido é a dor de cabeça.

 



Visualizado 111 vezes.