99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > BATE-PAPO: Conversamos com a equipe…

BATE-PAPO: Conversamos com a equipe liderada pela secretária de Emprego e Renda, Natália Duda. Conheça os serviços oferecidos para a comunidade bacabalense

Por: REDAÇÃO CUXÁ

23/08/2019

 

Nesta manhã (23), o PORTAL CUXÁ conversou com a equipe liderada pela secretária de Emprego e Renda, Natália Duda, a fim de conhecer e entender as atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego, Renda e Turismo, que tem trazido bons serviços para a comunidade bacabalense.

Fomos recebidos por José Antônio, secretário adjunto, que destacou a importância da pasta, sua organização e atuação tanto na área urbana como rural, através de projetos de capacitação, geração de empregos e orientações empresariais. “Nós capacitamos por ano, uma média de 600 jovens”.

Os colaboradores Joel Lopes, coordenador geral da capacitação; Jarba Lopes Vasconcelos, coordenador do turismo; e Paulo Henrique Marques, responsável pela Sala do Empreendedor, esclareceram mais a respeito.

Confira o bate-papo:

PORTAL CUXÁ: Qual a relevância dessa secretaria tão pouco conhecida pela comunidade?

Joel Lopes (Coordenador geral da Capacitação): Nossa secretaria atende várias pastas, como capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Temos a abertura de empresas em parceria com o SEBRAE. Temos também, a questão do distrito industrial, onde trazemos empresas para gerar empregos, e uma economia melhor para a cidade. Tudo isso é uma diferença que a gente vem fazendo. Mesmo não tendo tanta divulgação, nós estamos plantando uma sementinha, fazendo aos poucos nosso trabalho. Muitos dos nossos alunos saíram daqui com um currículo. Ajudamos o cidadão a se capacitar, tiramos o jovem da rua. O tempo que ele está aqui poderia estar usando para fazer coisas erradas. Fazemos a diferença nessa parte social e econômica. Nosso trabalho é esse, e vamos continuar.

PORTAL CUXÁ: Quais são os cursos e quem são os profissionais que ministram?

Joel Lopes (Coordenador geral da Capacitação): Nós temos aqui hoje, operadores de sistema e designer gráfico, dois cursos na área de informática. Os profissionais que nós temos são quatro instrutores em áreas específicas, cada um com sua experiência. São pessoas dedicadas e capacitadas, que fazem seu papel na sala de aula.

PORTAL CUXÁ: Recentemente, a secretaria trouxe Bacabal para a rota do turismo. De que maneira nosso município se beneficia disso?

Jarba Lopes Vasconcelos (Coordenador do Turismo): Bacabal já vem há vários anos trabalhando para desenvolver o turismo, mas por falta de interesse de outros gestores nunca tínhamos conseguido. Agora com apoio do atual prefeito, estamos trabalhando. Nós sabemos que hoje no mundo a cada cinco empregos, um é gerado pelo turismo. Sabemos de Bacabal precisa melhorar, e o turismo abrange tudo isso: iluminação pública, reforma de praças, turismo rural. Nós estamos trabalhando para que nos possamos conseguir verbas para esses setores. A população só tem a ganhar com a melhoria da cidade.

PORTAL CUXÁ: Quais serviços a Sala do Empreendedor disponibiliza para a comunidade?

Paulo Henrique Marques ( Responsável pela Sala do Empreendedor): Com o aumento do desemprego, o empreendedorismo não só em Bacabal, como em todo o Brasil, acabou aumentando, e com isso a necessidade da formalização desse empreendedor, o mercado exige. Aqui nos trabalhamos com a categoria do micro empreendedor individual, e a formalização. Fazemos abertura de empresa, alteração de qualquer informação do cadastro, realizamos a baixa da empresa, geração de boleto.  Todos esses procedimentos são oferecidos gratuitamente, por conta da parceria que temos com o SEBRAE. Funcionamos aqui de 8h da manhã até 13h da tarde, procurando atender toda a demanda que temos aqui na cidade.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego, Renda e Turismo, está localizada na Avenida Barão de Rio Branco, nº 58, Centro, Bacabal – MA.



Visualizado 120 vezes.