99 99107-5401 / 98117-0791

Notícias

Home > Destaques > Familiares e amigos têm mobilizado as…

Familiares e amigos têm mobilizado as redes sociais pedindo doação de sangue para Graciele Brito

Por: REDAÇÃO CUXÁ

27/09/2019

Familiares e amigos de Graciele Brito, têm mobilizado as redes sociais pedindo doação de sangue. A jovem que está fazendo quimioterapia em tratamento de cólon metástico, precisa de uma bolsa de sangue em cada sessão de quimio. Possui a rara tipagem AB-, presente em apenas 1% dos brasileiros.

Para o prosseguimento do tratamento, Graciele necessita receber doações de qualquer tipagem sanquínea Assim, recomenda-se que o doador procure a Hemomar de sua cidade, informando que a bolsa será destinada para Graciele Brito da Silva Nascimento. O tratamento da jovem está sendo realizado na Oncoradium do Hospital Macrorregional de Caxias.

Veja:

Requisitos para doação de sangue

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Hemomar de Bacabal já está em funcionamento. Confira: https://bit.ly/2mKm1b1



Visualizado 138 vezes.